14 de janeiro de 2014

61º Congresso Tradicionalista Gaúcho


Nos dias 10, 11 e 12 de Janeiro de 2014, na Casa do Gaúcho, Centro de Eventos do Parque da Harmonia em Porto Alegre, ocorreu o 61º Congresso Tradicionalista Gaúcho, no qual foi eleito o novo Presidente do MTG, Sr. Manoelito Carlos Savaris com  532 votos (69%) dos 932 Delegados Eleitores, e empossados novos coordenadores, vice-presidentes e diretores.
Murilo de Andrade e Maria Angélica formam a nova equipe de Diretores do Departamento Jovem.

O tema eleito dos Festejos Farroupilhas de 2014 foi "Eu sou do Sul".
A Chama Crioula será acendida na cidade de Cruz Alta em 2014.
O Tema anual eleito foi "Preservando o passado, construindo o futuro: MTG em defesa do patrimônio histórico e cultural do RGS".

O 62º Congresso Tradicionalista Gaúcho acontecerá na cidade de Dom Pedrito, sede da assinatura do Tratado de Ponche Verde, que deu fim a Revolução Farroupilha.

Localização Dom Pedrito

30ª RT presente no Evento

Em companhia de minhas amigas, Laura Callegaro e Aidê Bianca Moser.


Até mais!
Beijinhos




20 de agosto de 2013

Chama Crioula e Seminário


Olá amores da minha vida!
Meu final de semana foi esplêndido, apesar de cansativo!
Fui para Santo Amaro - General Câmara assistir o ascendimento da Chama Crioula! Que momento mágico!
A Chama foi acesa por volta das 9h35 com desfile dos cavaleiros que a levarão para suas cidades depois!
Na parte da tarde tivemos as 14 horas o II Seminário da juventude tradicionalista com uma pequena dinâmica organizada pelas prendas estaduais e palestras sobre liderança, motivação e também sobre a cidade de General Câmara e Santo Amaro.
Tu sabias que o Concurso de prendas, mais tarde denominado Ciranda, surgiu em 1970? Esse foi um dos pontos discutidos no seminário, bem como o surgimento dos concursos, o porquê de existirem e o que representam hoje em dia! Palestras muito interessantes que aguçaram a curiosidade de muita prendinha e muito peão, pode ter certeza!
Depois do seminário aproveitei um tempinho para conhecer melhor nossas prendinhas estaduais, e digo que, todas tem um charme inigualável!
Pois bem, agora tu, conta como foi tua experiência de ter ido à Santo Amaro neste final de semana do dia 17/08 nos comentários! Vamos compartilhar conhecimentos novos obtidos no evento? Te espero aqui!
Deixo vocês com algumas imagens do evento!
Beijocas e nos vemos no próximo evento que estarei presente (Seminário de prendas e peões 30ª RT - Sociedade Gaúcha de Lomba Grande - 06/09).



Acompanhada da encantadora Anna Maria Soccol - 1ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul


30ª Região Tradicionalista no evento!

15 de agosto de 2013

JuvENART 2013: Campeã!


Gauchada,
sei que estive ausente por um tempo, mas seguem os motivos para esta ausência:
- Comecei a trabalhar
- Muito ensaio para o JuvENART

Pois bem, agora que o concurso passou, dou-me o direito de me dedicar pelo menos algumas horinhas por semana ao blog e á vocês!
O assunto de hoje é, obviamente, o JuvENART.

Decidi que ia escrever sobre o concurso. Não irei explicá-lo de maneira "didática", apenas quero expor meus sentimentos em relação ao evento.
Então, o título de vencedor do JuvENART não vem de graça. Vem com muita garra, muita dedicação, tempo, maturidade, amizade, união do grupo e muito foco. A cada ensaio eu ia pra casa sem sentir alguma parte do meu corpo. Ensaiamos freneticamente até dizer "chega!". Assim como eu acredito terem feito todos os outros grupos participantes. Como dizem, dança é momento. E este foi o nosso.
Sinceramente, eu pensava que ganhar o JuvENART era completamente impossível. Não por falta de dedicação, mas porque eu tinha uma visão muito "distante" em reação ao título. Acho que quando almejamos alguma coisa, criamos um certo tipo de "proteção" em nossa cabeça que nos ajuda a lidar com uma esperança extraordinariamente grande, e ao mesmo tempo nos ajuda a aceitar o fato de que aquilo que, naquela parte da tua vida, significa tudo, talvez não aconteça do jeito que queremos. O que eu quero dizer é que quando desejamos muito alguma coisa, temos medo de que ela não aconteça, porém, criamos a capacidade de aceitar isso.
Eu realizei um dos meus maiores sonhos! E digo que o segredo para isso foi a fé. Pelo menos foi nisso que eu decidi acreditar. Nós, adolescentes, temos um jeito de pensar muito estranho. Às vezes cremos, outras vezes somos completamente céticos. Eu, particularmente, decidi acreditar e me apegar muito à fé, eu escolhi isso, e deu certo.
É preciso acreditar em alguma coisa. Ter um norte, sabe? Um caminho a ser seguido. E se for pra pedir aos céus que tudo ocorra bem, peça para que recebas mais energia para o ensaio, mais foco... e não o troféu em si. Não adianta ter o coração cheio de esperança e não fazer nada fisicamente. Assim como tudo na vida!
Eu faço parte do grupo que atualmente é campeão do Estado e só tenho gratidão para expressar; Agradeço à Deus, aos meus pais pelo "paitrocínio" e por sempre me acompanharem, aos meus amigos do mundo exterior ao tradicionalismo que tinham que aceitar o meu "não posso, tenho ensaio", mas que sempre torceram por mim e, principalmente à família M'bororé que me acolheu, me fez feliz e continua fazendo!
Como minha mãe diz, estou com o tanque reserva de alegria completamente cheio e creio que ele permanecerá assim por muito tempo ainda!!!




Até o próximo evento! Não esqueçam de checar a agenda aqui no blog!
Beijinhos

8 de maio de 2013

CFOR Básico

Pois então minhas porcelanas,
no dia 5 de maio eu participei do Curso de Formação Tradicionalista Básico que ocorreu na Sede do MTG lá em POA! O post é pra explicar um pouquinho sobre como funciona e incentivar o pessoal a fazer como eu, ir e aproveitar!

O curso começou as por volta das 9h e foi até as 18h, tendo uma parada para o almoço, incluído no valor de inscrição de R$ 35,00 (E que almoço!). No total foram 8 horas de curso tendo como conteúdo: História do RS; História do Tradicionalismo gaúcho; Gestão de Pessoas: Liderança, Relacionamento Interpessoal e Gerenciamento de Conflitos; Carta de Princípios e Noção básica da cultura gaúcha.

Houveram palestras com a 1ª Prenda do Rio Grande do Sul gestão 2007/08 Janine Appel; atividades dinâmicas com Claudiane Vieira; palestra com Rogério Bastos, Paulo Roberto de Fraga Cirne e dona Maria Isabel.


Na foto, representantes da 30ª RT no evento.


Mas afinal, o que é o CFOR?
O CFOR foi criado em 2002 com o objetivo de formar e qualificar lideranças dentro do Movimento Tradicionalista Gaúcho. É o começo de tudo. Por exemplo, para ser instrutor, avaliador e até mesmo prenda da sua região, é necessário ter feito esse curso. Importante: não é uma aula. É a introdução ao estudo e às pesquisas que cada tradicionalista deve fazer de acordo com seu cargo. O curso ao mesmo tempo que explica, deixa dúvidas para que corramos atrás das respostas.

Ganhamos este livrinho com as explicações do que foi abordado no curso:


O que tenho para dizer pra vocês é: Façam o curso. Não importa se vocês já têm conhecimento sobre o que é falado nas palestras, nunca é demais ouvir. Além disso, conheci pessoas novas e a amizade é dom divino da paz. Fica aqui a minha dica! Informação nunca é demais.

E lembrando que esse curso é o básico, o avançado é um curso de dois finais de semana, com mais conteúdo... é  mais parecido com uma aula mesmo e não somente a "introdução" como eu disse sobre o básico.

Para saber quando ocorrerão os próximos cursos, acessem a página do MTG ou entrem em contato com a coordenadoria de cursos pelo email curso@mtg.org.br!

Beijinhos e comentem!!!!!

1 de maio de 2013

XV Sarau de Arte Gaúcha - CTG M'Bororé



Baixe o chasque em PDF:
CHASQUE
Acesse as fixas de inscrições no site: http://www.mborore.com/sarau_de_arte_2.html

Premiação:
Clique na imagem para ampliá-la.

Estamos te esperando em Campo Bom!
Comente!
Beijos

26 de abril de 2013

Tudo novo



Oláááááá minhas bonequinhas!
Estava com o coração acelerado de tanta ansiedade para estrear o blog novo! Trabalhei muito nesse layout e espero que vocês tenham curtido!

Explicando: Não me adaptei às codificações do Wordpress e voltei para o -sempre bom amigo- Blogger. A única coisa chata é que a url "bonecagaucha.blogspot.com" já existia, por isso a mudança. Porém, daqui uns tempos mudarei o domínio para ".com.br" e voltaremos a url "bonecagaucha" como de costume.



Para comemorar, vou fazer um sorteio de uma alpargata a escolha da vencedora + um lencinho para o cabelo (aqueles que usamos para esconder os bobes)confeccionado pela minha mamãe!
Para participar do sorteio, é necessário comentar a seguinte frase neste post: "Quero ganhar uma alpargata, mais um lencinho do Boneca Gaúcha!". Além disso, participe do aplicativo do sorteio e compartilhe-o no Facebook.
URL da promoção para compartilhar:https://www.facebook.com/herrbianca/posts/631128580235163
O sorteio será realizado no dia 26/05/2013.
Mil beijos e boa sorte!

25ª Festa Campeira do RS



fecars2

Olá bonecas! Neste post vou contar um pouquinho pra vocês como foi o 26º Seminário Estadual de Prendas e Peões, na 25ª FECARS, ocorrido no dia 16 de Março de 2013 na cidade de Campo Bom - RS. Na parte da manhã, depois da abertura oficial do evento, fomos saudados com palavras de boas vindas do Sr. Marcos Riegel, vice-prefeito de Campo Bom, e do Sr. Erival Bertolini, presidente do MTG.

  a
Marcos Riegel
  b
Erival Bertolini

 Após isso, tivemos uma palestra com o Sr. Sérgius Gonzaga, professor de literatura da UFRGS, na qual nos contou vários contos, em especial "O boi velho" de Simões Lopes Neto, enfatizando a impotância de conhecermos a história do nosso Rio Grande do Sul, bem como da literatura em si. Nos proporcionou um belíssimo momento cultural, fazendo-nos refletir sobre como os livros e a leitura são importantes para a nossa formação e realização pessoal.
c
Sérgius Gonzaga

 As prendas estaduais homenagearam o palestrante com um mimo e também com a apresentação da 1ª prenda juvenil do RS, Amália Pletsch, declamando "O pai das fotografias" de Apparício Silva Rilo. Ainda teve a apresentação de uma bela música, tocada pela 2ª prenda mirim do RS, Aluise Picoloto.

  ge
Amália Pletsch
  f
Aluise Picoloto

A parte da tarde foi interamente ocupada pela gincana. Fomos divididos em 6 grupos pelo prendado estadual. Cada grupo escolheu seu líder e participamos de várias provas que valiam pontos. Hoveram provas como a corrida do limão na colher, buscar objetos pelo parque, dança de salão com o objetivo de estourar o balão dos casais adversários, criação de poema, prova escrita entre outras.  No fim, o grupo 6 foi o vencedor! Depois da gincana, tivemos um encerramento emocionante com a encenação da 2ª prenda do RS, Gabriela Ertel Heinen, atuando como Nossa Senhora. Fizemos todos um momento de concentração e orações! Um momento tranquilizante depois de tanta adrenalina na realização das provas em grupo.
h

Não podia deixar de expor minha presença no evento:
 481357_612266638788024_1149810171_n 549921_612266752121346_1453237764_n

30ª Região Tradicionalista no evento: 554954_612266645454690_84082308_n

Beijos!!! Comentem ;)